A Junta de Freguesia de Machico , saúda e congratula o nosso cidadão Pedro Rocha.
Pedro Rocha volta a ganhar nas Competições Nacionais de Ciência, na Matemática.

Nos dias 09, 10 e 11 de maio realizou-se a 26ª edição das Competições Nacionais de Ciência (CNC), na Universidade de Aveiro. No dia 09 tiveram lugar as competições do 1º e 2º Ciclo; no dia 10, as do 3º Ciclo e no dia 11, as do Ensino Secundário – participaram cerca de 7500 alunos.

Pedro Rocha, octacampeão nacional nestas competições, em Matemática, bateu-se com outras 253 equipas no Mat12 – 11º ano e tornou-se ENEACAMPEÃO! O Pedro apenas necessitou de 02 min e 08s para responder corretamente às 80 questões, distribuídas por 20 níveis!
De acordo com a Coordenadora Geral do PmatE, “um caso único na história destas competições”.
Chegaram ao nível 20 apenas 11 equipas… Sendo que os 3 primeiros lugares registaram os seguintes tempos:
1º- MachicoFunchalMadeira: 02min e 08s
2º- Colégio Casa-Mãe 3: 03 min e 15s
3º- Colégio Casa-Mãe 5: 04min e 54s

Para além do habitual apoio da família, a participação do Pedro Rocha contou com o apoio da Junta de Freguesia de Machico e pela Câmara Municipal de Machico.

As CNC abrangem várias áreas, com conteúdos dos programas curriculares, inseridas num conjunto de vinte e duas competições nas áreas de matemática, biologia, geociências, física, química, português e literacia financeira.
As CNC têm como objetivos basilares ajudar a combater o insucesso e o abandono escolares, desenvolver os conhecimentos científicos dos alunos, aumentar o gosto pelo saber, para além de promoverem o uso de computadores, tablets, smartphones, com os treinos disponíveis online, incentivando a sua utilização ao serviço da aprendizagem e na difusão do conhecimento, através de um desafio constante, numa procura de superação das suas capacidades.
Na base das CNC está um concretizador de questões, gratuito e disponível na Internet, que visa avaliar a destreza mental dos alunos e testar, de forma lúdica, os conhecimentos adquiridos nas várias áreas científicas nos diferentes anos de escolaridade. O elemento diferenciador das provas que integram as CNC diz respeito à grande aleatoriedade das perguntas, o que permite que dois computadores, lado a lado, trabalhando sobre o mesmo objetivo obtenham concretizações diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade.
Assim sendo, a interação dos alunos com esta plataforma ao longo do ano letivo (os treinos), torna-se vantajosa: competem pelo “saber mais” / pelo conhecimento ao mesmo tempo que estudam!

Cópia de Pedro Rocha - Competições Nacionais de Ciência, na Matemática