Direito de resposta à carta do leitor publicada na edição do DN de hoje dia 07 de março de 2017 com o titulo:
Animação de Carnaval – Machico
Sendo a Junta de Freguesia de Machico a entidade organizadora do cortejo de carnaval das Escolas Básicas e Infantários da Freguesia de Machico, venho por este meio responder à carta do leitor da Sra. Educadora Virgínia Henriques.
Pelo terceiro ano consecutivo este órgão autárquico organizou o carnaval das crianças, denominado “Folia das Crianças”. Nos anos anteriores, após o cortejo existiu sempre animação em palco, animação essa feita por uma empresa da área de animação e Espectáculos e à qual as crianças demonstravam o seu gosto e a sua alegria. Este ano e contrariamente ao que aconteceu em anos anteriores, ficou decidido em reunião realizada em 19 de outubro de 2016 entre a Junta de Freguesia e as Senhoras Diretoras dos Infantários e das Escolas Básicas da Freguesia de Machico, que não haveria espetáculo. Esta decisão foi em virtude da maioria das diretoras, terem achado desnecessária a realização do mesmo. Como contrapartida, sugeriram que fosse oferecida a todas as crianças, um lanche, pedido esse que foi concretizado. Mesmo não existindo espetáculo, houve a partir das 10h um DJ em palco pago pela Junta, onde além dos honorários habituais para este tipo de animação, foram ainda pagas as licenças legais à SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) e à Pass Música, entidade responsável pela remuneração devida pela execução pública de fonogramas.
A Junta de Freguesia de Machico, em relação a sua questão acerca da animação em palco, limitou-se a cumprir aquilo que foi pedido e combinado na reunião entre ambas as partes. Não quisemos nunca desvalorizar o trabalho dos alunos, professores, educadores e pais, muito pelo contrario a nossa tarefa passará sempre pela valorização desse trabalho.
Espero que a sua questão tenha ficado esclarecida e já que faz parte da comunidade educativa envolvida no projeto, aconselho-a que futuramente se informe junto da Sra. Diretora pois assim dispensava o seu tempo em elaborar a extensa carta do leitor.
Aproveito para agradecer em nome da Freguesia de Machico o enorme empenho das Escolas no sucesso do nosso carnaval das crianças, da nossa parte fica sempre o compromisso de tentar melhorar sempre a realização do mesmo.
O Presidente da Junta de Freguesia de Machico:
Alberto Olim