Sob este lema, a JFM vai comemorar o 23 de Fevereiro de 1987, data em que Zeca Afonso nasceu para a imortalidade. Enquanto para muitos o dia da morte marca o fim da sua história, para o trovador de Abril foi o princípio e a projecção de uma nova alvorada, irradiando cravos de luz e liberdade.

Dando cumprimento ao apelo de Zeca Afonso – “TRAZ UM AMIGO TAMBÉM” – vamos entregar-lhe mais TRINTA AMIGOS, os novos sócios da AJA “Associação José Afonso”.
O evento que decorrerá no Salão de Actividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico, às 19h30m de 23 de Fevereiro 2017, será preenchido por canções e poemas de e para Zeca Afonso, interpretados pelos participantes neste serão evocativo.
Nos tempos que correm, em que estranhas explosões de racismo e de exclusão reaparecem na cena internacional, é imperativo e urgente fazer ouvir a mensagem libertadora das baladas de Abril que Zeca Afonso nos deixou como herança dinâmica nas nossas mãos e nos nossos actos.
É também a nossa homenagem àquele que, ao vivo, cantou no centro da nossa vila, hoje cidade, em 1976. Por isso, serão difundidas publicamente as suas inspiradoras composições.